Festival 2022
Realizou-se, entre 4 e 8 de Maio de 2022, o primeiro conjunto de atividades do Projeto:Canção, um festival em Portugal de carácter único e singular, dedicado exclusivamente ao Lied e à Canção de Câmara.
Através deste projeto a Canção adquiriu, pela primeira vez, destaque no panorama musical português, percorrendo 4 concertos realizados com intérpretes nacionais e internacionais distinguidos na área da canção e com um curso de aperfeiçoamento musical sob a orientação de João Paulo Santos, realizados na Casa das Artes do Porto.
O festival teve uma vasta cobertura mediática, através de entrevistas para a rádio pública (Antena 2) e o jornal “Público”, assim como notícias e referências em vários órgãos de comunicação social. O conceituado blog catalão “liederabend.cat”, dedicado a este género musical, referiu-se ao Projeto:Canção através de uma menção singular e elogiosa. A presença nas redes sociais foi também verdadeiramente ativa durante os dias do festival e a reação do público foi extremamente positiva e encorajadora, marcando forte presença em cada evento.

Concertos
4 Maio
19:30
CONCERTO DE ABERTURA
Valsas, Canções e Baladas

© Vânia Relvas
Como concerto inaugural e marcando o início das actividades artísticas do Projecto:Canção, celebrou-se a Música e os seus intervenientes naquele que se revelou um dos momentos mais plurais e diversificados do Festival. Aos pianistas fundadores, aliaram-se os solistas Eva Braga Simões, Nélia Gonçalves, Fernando Guimarães e Nuno Mendes, contribuindo para um programa variado de canções, valsas e baladas que procurou marcar a festividade da ocasião de forma abrangente. Foram interpretadas obras que percorreram os três idiomas mais comuns: alemão, francês e inglês. A música portuguesa marcou presença através das "Quatro Últimas Canções" do compositor Nuno da Rocha para quarteto de cantores, piano e electroacústica num processo que contou com o contacto privilegiado do compositor durante a fase de preparação da obra. As "Valsas de Amor" de Johannes Brahms, uma obra icónica do período Romântico, constituíram o momento final da noite unindo o quarteto vocal ao piano a quatro mãos.
JOB TOMÉ & LUÍS DUARTE
Gustav Mahler e Fernando Lopes-Graça
6 Maio
19:30
O barítono Job Tomé e o pianista Luís Duarte apresentaram um programa inteiramente dedicado a dois compositores de referência da música austríaca e portuguesa. Aos dois grandes ciclos de canção de Gustav Mahler aliaram-se obras de Fernando Lopes-Graça, num recital onde a música destes dois vultos foi originalmente colocada lado a lado em plena simbiose. O carácter denso e introspectivo das célebres canções de Mahler foi combinado com duas facetas distintas do compositor português: os poéticos Embalos para piano solo e as surpreendentes Six Old English Songs.

© André Pinhal
7 Maio
21:30
JULIETH LOZANO & JOÃO ARAÚJO
Raízes: Uma viagem pela canção Iberoamericana

© André Pinhal
Uma abordagem intercontinental marcou o último recital do Festival. A soprano colombiana Julieth Lozano marcou presença como músico estrangeiro convidado, aliando- se ao pianista João Araújo numa proposta temática inteiramente dedicada à música ibero-americana. O resultado foi uma viagem pelas sonoridades de 7 países (Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina e México) numa celebração da incrível variedade e riqueza cultural de cada uma destas regiões da Península Ibérica e América Latina demonstrando, simultaneamente, as raízes e laços que as unem.
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Com os participantes da Masterclass
8 Maio
18:00
Momento duplamente simbólico, por resultar na apresentação de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pelos participantes inscritos no curso de aperfeiçoamento com João Paulo Santos bem como por constituir o derradeiro evento do Festival, o concerto de encerramento celebrou-se no dia 8 de Maio. Através de um processo de escolha criteriosa de repertório, ofereceu-se a todos os duos inscritos a possibilidade de se apresentarem num evento público de carácter profissional. A ocasião contemplou discursos de agradecimento e encerramento por parte dos promotores do Festival e de João Paulo Santos, dando-se seguimento à entrega de diplomas de participação, bem como a um momento informal de convívio.

© Madalena Tomé
Masterclass
"O ambiente vivido foi de uma leveza e companheirismo sem igual, num
espaço também muito agradável e cativante." - Ana Isabel Santos, soprano

© Projeto:Canção
Curso de Aperfeiçoamento de Lied com João Paulo Santos
A componente pedagógica, transversal a todo o Festival, encontrou o seu centro de acção no Curso de Aperfeiçoamento de Lied orientado por João Paulo Santos, figura referencial da música para canto e piano em Portugal. Durante 4 dias de intensa formação, foram interpretadas dezenas de obras de vários estilos, épocas e autores, revelando a diversidade e versatilidade da Canção de Câmara. Ao trabalho interpretativo feito com os 9 duos participantes, fomentou-se a prática de partilha de conhecimento através da inclusão de participantes na modalidade de ouvinte. A música portuguesa obteve lugar de destaque, desde logo pela inclusão de uma canção de autor português no repertório de cada duo. Além da mestria com que o trabalho musical (técnico e interpretativo) foi desempenhado por João Paulo Santos, constatou-se um verdadeiro momento de partilha de conhecimento histórico, intelectual e humano, num clima altamente motivador e enriquecedor.
Workshop de Fonética
"Não posso esquecer as sessões de fonética e perceber pela primeira vez as riquíssimas vogais do francês tal como os sons exóticos do alemão." - Rúben Lopes, pianista

© Projeto:Canção
Workshop de Fonética Alemã e Francesa
A todos os participantes, ativos ou ouvintes, foi ainda dada a possibilidade de trabalhar em workshop as diferentes especificidades e desafios da língua alemã e francesa, línguas-chave no repertório de Canção. Com uma duração de 4 horas, estes workshops foram orientados por Pedro Costa (Fonética Alemã) e Tiago Matos (Fonética Francesa). Além do esclarecimento das regras fonéticas de cada língua, foi trabalhada a leitura e interpretação dos poemas das canções a executar no masterclass no dia seguinte com João Paulo Santos.